Ter um site apenas por ter, o melhor é que NÃO O TENHA!
Marcas que antes não davam a devida importância para a Internet, pelo choque mercadológico causado pela pandemia, se viram obrigadas a entrarem nela para recuperar mercado e, em alguns casos, por sobrevivência.
Mas minha dica, se me permite esta ousadia, é que se você pensa em ter um site apenas por ter, o melhor é que NÃO O TENHA. Me desculpe por ser clichê neste momento, mas a expressão popular "a primeira impressão é a que fica", nunca teve tanto significado como hoje em dia.
Ter um site simplesmente para falar que tem, não trará nenhuma serventia para a sua empresa. Nunca deixe seu site parado, estático, sem atualização, sem melhorias e a atenção necessária. Tão pouco o atualize de forma nada profissional, para não dizer amadora. E por favor, se o visitante encaminhar um contato, responda o mais rápido possível.
Tudo o que estiver de errado com o site, desde a coisa mais simples até erros de ortografia que poderiam ser facilmente evitados, se refletirão de maneira muito negativa na imagem da sua empresa. O que era para ser uma solução, em pouco tempo se transformará em mais um grande problema.
É preciso entender que ter um site é poder contar com uma ferramenta que se tornou indispensável para facilitar o contato e reduzir o tempo de resposta a um público cada vez mais exigente. É levar sua marca para lugares que antes você não imaginava chegar. É apresentar conteúdos que esclareçam a ideologia da marca e apresentem de forma transparente e correta seus produtos e serviços. É uma vitrine com o objetivo de conquistar e reconquistar consumidores todos os dias, ajudando a formar sua "tribo". Eu poderia citar diversos outros aspectos aqui, mas creio que você já entendeu o que eu quero dizer.
Eu sempre comento com meus marujos: "o empresário que selecionamos para ser atendido por nós é aquele que não vê o site como uma despesa para a empresa, mas sim um investimento para a marca. Este empresário já tem em mente que o site é mais um braço da empresa, e como tal, exige extremo profissionalismo, cuidados e melhorias constantes para crescer e ajudar a levar sua marca para outro patamar".
Cristiano Janjacomo
Full Stack Developer
Capitão do Mar na OverSea Web Development
Imagem da artista @galilucas e escultora de @karolinehinz.