Já parou para pensar que tipo de visão seus clientes tem do seu negócio? Descubra agora.
Segundo a Associação Americana de Marketing, a marca pode ser conceituada como um conjunto de identificação, ou seja, se refere a um nome, um termo, um sinal, símbolo ou design, ou uma combinação disso tudo com o objetivo de gerar identificação entre o consumidor e o produto.
O processo de identificação visa atingir consumidores, influenciadores, fornecedores, produtores, revendedores e demais colaboradores relacionados a produtos e serviços.
O que é brand equity?
O brand equity busca gerar valor para produtos e serviços de uma determinada marca. Esse processo busca analisar como os clientes sentem, pensam e reagem a uma marca.
Esse processo abrange a percepção de preços, a participação de mercado de uma empresa e os lucros. A criação de uma marca existe desde os tempos do artesanato europeu na Idade Média como forma de identificar a origem do produto.
Produzir um produto e serviço inconfundível é uma das missões do branding equity. O brand equity pode ser planejado em três partes:
- Valor percebido pelo cliente;
- O efeito do valor;
- O valor desse efeito.
Devemos considerar que valor não significa somente preço final, mas todo o conjunto de benefícios que um produto ou serviço pode oferecer.

Planejando o brand equity
O brand equity possibilita juntar todas as formas como o clientes percebe a marca, estuda a sua reação e como a reação afeta a marca e a empresa proprietária da mesma.
Por exemplo, se a sua empresa produz tênis, o cliente buscará enxergar valores como conforto, durabilidade, aderência, esportividade, equilíbrio, aparência, jovialidade, saúde, entre outros aspectos que o cliente busca ao comprar e usar um tênis.
Esse é o conjunto de valores perceptíveis pelos clientes. A marca deve trabalhar determinada mensagem e posicionamento da marca e do produto de modo que, em conjunto, marca e produto expressem o que o cliente sente e busca num tênis.
Brand equity nas mídias
Seja nas mídias tradicionais ou digitais, o brand equity também pode orientar os planejamentos de comunicação. O processo de elaboração de peças publicitárias, peças de pontos de vendas, conteúdos para plataformas digitais e aplicativos devem seguir o conceito formado pelos valores da marca e do produto.
Sempre considerando a expectativa do cliente perante o produto final, o que o cliente busca em determinado tipo de produto, o que ele sente quando o vê e o experimenta.
O que é Brand?
O termo brand, no mundo do marketing (para nós vamos focar no marketing digital) e da publicidade, se refere a todas as ações referentes à marca. Ou seja, abrange todos os esforços relacionados ao nome da marca, design, logo, cores, valor da marca, voz da marca, emoção, missão e valor da marca, origem e história da marca, inovação, solução, entre outros fatores.
Projetando uma marca
Portanto, a marca de sua empresa precisa gerar valor e mensagem na mente e na experiência do cliente. Projetar e posicionar a marca é tão importante quanto vender.
Redação da OverSea Web Development
Publicado em FEV/2022.