Como pensar estrategicamente a Presença Digital da minha Empresa
Nossos marujos estão empolgados na Redação e trazem uma conversa descontraída no convés da OverSea, na qual você entenderá o que é presença digital e quais os canais que a sua empresa poderá optar para adentrar no universo online.
É muito comum que os empresários se preocupem com o ambiente físico de seu negócio, atentando para os mínimos detalhes a fim de impressionar e causar a melhor experiência para seus clientes.
Porém, nos últimos dois anos, a pandemia forçou os empresários brasileiros a reverem a maneira como interagem com seus clientes. Muitos focaram seus investimentos no digital, e outros passaram a considerar as diferentes possibilidades que esse meio permite.
Mas o que é presença digital?
Quando pensamos em presença digital temos que ter em mente os diferentes canais que uma empresa pode escolher. Detalhamos a seguir um pouco sobre cada um deles:
1. Tráfego Direto
Refere-se ao Site Institucional da empresa, estendendo também para seu blog, se tiver.
Podemos dizer que esse é, verdadeiramente, o ambiente digital da sua empresa. Seu endereço direto. Em suma, sem dependência de terceiros para existir.
Sua casa, suas regras.
Sem limite para a imaginação, aqui você irá apresentar o seu negócio, contar a sua história, mostrar a sua equipe, fotos, produtos e serviços, depoimentos de clientes, posts do blog e canais de atendimento.
Vale lembrar que, no site você pode acrescentar links para as redes sociais, WhatsApp e campo para assinatura de Newsletter, cujos dados coletados poderão ser usados futuramente para E-mail Marketing. Outros links importantes, se a empresa tiver, são para Vitrine de Orçamento, E-Commerce, plataformas de delivery própria ou terceirizadas.
E assim, do mesmo modo que você dá uma atenção toda especial aos pormenores da sua decoração física, é imprescindível que a agência de criação de site consiga captar a essência da sua marca, casando-se perfeitamente ambiente físico e digital.
E um ponto importante que nossos marujos gostam de frisar: o que diferencia um site comum de um site de luxo é justamente a potência que esse último tem em transmitir o poder da marca, despertando no usuário as mesmas emoções quando ele está no ambiente físico da empresa, reconhecendo e se conectando com sua extensão digital.
2. Redes sociais
As redes sociais compreendem YouTube, Facebook, Instagram, Tiktok, Pinterest, entre outras.
Mais importante do que estar presente nelas, é saber interagir com o público de cada uma delas. Conhecer a dinâmica da rede e a maneira como o seu público se comporta é fundamental para o sucesso da sua empresa. Logicamente, o alcance de suas postagens fica atrelado a campanhas publicitárias, ou seja, anúncios e parcerias pagas.
E como o próprio nome já diz, "rede social" é sinônimo de interação, distração, nada de conteúdos engessados ou técnicos demais. Aqui, a única exceção fica para o YouTube, onde sua empresa pode sim postar videos com tutoriais, por exemplo.
Todavia, para o mercado de luxo, indicamos o Vimeo, plataforma semelhante ao YouTube, porém com mais funcionalidades para a empresa, que pode restringir a exibição dos videos a um endereço específico, evitando assim compartilhamentos e interações indesejadas, o que garante a privacidade do conteúdo publicado no site da empresa.
Case: Escola de Idiomas
Citamos o caso de nosso cliente do ramo educacional. Pensando na privacidade dos alunos, a escola grava videos das aulas ministradas, porém esse conteúdo fica com acesso restrito ao site, com login e senha para o acompanhamento dos pais, alunos e professores.
3. Busca Orgânica
A busca orgânica diz respeito ao posicionamento gratuito de seu site nos buscadores da internet, sendo o Google o mais utilizado.
Para aumentar o ranking de seu site para que fique nas primeiras páginas do Google, existe um serviço chamado Otimização de Site – mais conhecido pela sigla em inglês SEO (Search Engine Optimization) –, que visa trabalhar as principais palavras-chave e códigos estratégicos para que o conteúdo de seu site se torne relevante para pesquisas feitas pelos usuários do Google.
Esse é um serviço pago e que pode alavancar o ranqueamento de seu site nas pesquisas feitas pelos usuários do Google, facilitando para o internauta encontrar o serviço ou produto que está procurando.
4. Mídia Paga
Este tópico aborda novamente as redes sociais, que são gratuitas para você se cadastrar. Mas, caso queira garantir maior visibilidade, sua empresa pode optar por anúncios pagos.
Pensar uma boa campanha publicitária é fundamental para que sua empresa seja bem aceita pelos usuários da rede, onde a interação é muito rápida e sua empresa precisa estar de prontidão para responder aos diferentes públicos.
Anúncios do Google também entram neste item, e se estiverem atrelados a um bom serviço de SEO, melhor ainda para o sucesso da campanha da sua empresa.
5. Referência
Outra estratégia de mídia é contratar influencers e sites especializados para falarem sobre o seu negócio. Do ponto de vista do consumidor, é bastante interessante para que sua marca fique conhecida.
Já perante o Google, ele entenderá que outras pessoas e empresas estão citando seu negócio (backlink) e que, portanto, ele é importante para o ranqueamento das palavras-chave trabalhadas.
6. E-mail Marketing
Por fim, o e-mail marketing é eficaz desde que você construa sua própria base de clientes, ou seja, que não adquira lista de e-mails compradas.
Desse modo, você pode utilizar esse canal para transmitir informações relevantes sobre o seu negócio. E com o uso de botões estratégicos, você pode direcionar seus clientes para seu site, e-commerce ou rede social.
Como pudemos ver, são várias as possibilidades quando pensamos em presença digital, de modo que a escolha de um ou vários canais acabam por se complementarem, fortalecendo o conceito de "presença" da marca.
Redação da OverSea Web Development
Publicado em MAR/2022.