O Google é um divisor de águas no mundo digital, aparecer no Google vai fazer toda a diferença para seu negócio.
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismo de Busca) é uma estratégia de marketing digital utilizada para melhorar a visibilidade de seu site nas páginas do Google.
A estratégia é baseada em entender como o Google funciona e utilizar esse conhecimento para ser melhor classificado nas páginas de busca.
E como o Google funciona?
O algoritmo de um mecanismo de busca utiliza as palavras que o usuário digita na pesquisa para classificar os diversos resultados, ou seja, você deve saber o que teu cliente vai pesquisar.
A classificação para aparecer no Google é realizada conforme o número de vezes que a palavra-chave (os termos pesquisados) aparece no conteúdo que você produziu.
Além disso, o algoritmo também utiliza outras características para classificar sua página e sempre dar o resultado mais relevante para o usuário, como métricas internas para avaliar a qualidade de seu conteúdo.
Mas por que tenho que me preocupar com a classificação do Google?
As estratégias de SEO fazem o seu texto aparecer na primeira página de busca do Google, isso significa que mais pessoas vão ver seu site e, como consequência, mais visitantes e mais clientes para sua empresa.
Algumas dicas de SEO
O SEO é uma verdadeira ciência, e para dominar esta estratégia é necessário estudar bastante, sempre tem algo novo para aprender. Porém existem algumas dicas que podem ajudar você a entrar no mundo do marketing digital.
Use as palavras-chave, mas não abuse
Colocar as palavras-chave no seu texto te ajudam a ser bem classificado no Google, mas encher seu conteúdo com as palavras-chave vai diminuir a qualidade de seu artigo e, como consequência, reduzir a relevância de seu site.
Além disso, você deve usar as palavras para aparecer no Google, mas o objetivo final deve ser “conversar” com seu cliente, ninguém gosta de ler algo escrito para uma máquina.
De modo geral, utiliza-se uma palavra-chave a cada 150 palavras, colocando uma na introdução e uma na conclusão.
Ainda é possível utilizar palavras secundárias, relacionadas à palavra-chave, para otimizar ainda mais a pesquisa.
Produza um conteúdo para cada palavra-chave
O Google quer mostrar o melhor resultado para o usuário, e isso significa que vai procurar o conteúdo que mais se relaciona com a pesquisa.
Ou seja, não adianta você escrever um texto com várias palavras-chave, isso pode, inclusive, diminuir a sua classificação nas páginas do Google.
Seja criativo nos títulos
O título também é algo que chama a atenção do Google e segue os mesmos princípios das palavras-chave no corpo do texto, é por isso que quando você pesquisa algo, os títulos dos resultados sempre tem as palavras que você utilizou.
Descubra mais sobre SEO e domine o marketing digital
Conheça mais sobre como aparecer no Google com nossos conteúdos, acompanhe as publicações e saiba como colocar sua empresa nas primeiras posições do mecanismo de busca.
Redação da OverSea Web Development
Publicado em SET/2020.